segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Diário: 9º ao 12º dia pós cirurgia

9º dia após a cirurgia

Impressionante melhora ao levantar pela manhã, dores entre 2 e 3. Melhor mobilidade, já consigo apoiar o pé afetado no chão com um pouco mais de segurança, o edema diminuiu facilitando os movimentos da articulação do joelho, mas panturrilha segue com dormência e falta de sensibilidade praticamente em toda a região sendo mais forte próximo ao tendão da patela (músculo Tibial anterior). Comecei alguns os exercícios recomendados para ativar musculatura:
  • Alongamento (tentar alcanças o pé na posição sentada)
  • Isometria da coxa elevada (resistência ao sustentar a perna elevada)
  • Flexão e extensão (respeitando limitação, até então de 60° + ou -)
  • Tração (deslizar a perna em direção a coxa - também com grau de amplitude respeitado)
  • Adução e abdução
  • Panturrilha (flexão plantar)
  • Estímulos na panturrilha (toques, massagem e gelo para ativar os receptores e melhorar a sensibilidade)

A noite ao tomar banho percebi, novamente, um pequeno sangramento no corte da região lateral, marcando o curativo, porém como fui orientado a somente retirar os adesivos depois de 7 dias, ignorei.



10º dia após a cirurgia

Acordando com tranquilidade ( 1 na escala de dor), bolsa de gelo religiosamente de 2 em 2 horas durante 30 minutos e pernas para cima quase que o tempo todo. Psicológico debilitado tamanha dependência para toda e qualquer tarefa corriqueira. Convite de viagem com os amigos foi bem vindo, mesmo sabendo das barreiras que vou enfrentar. De malas prontas, entrar no carro foi realmente um desafio, parti. Chegando lá noite tranquila, mas dor constante de 3 a 4.



11° dias após a cirurgia

Já na casa de praia com os amigos, dor em torno de 3, a mobilidade era a maior barreira, braços começando a dar sinais de cansaço devido as muletas. Grande incômodo ao ficar com a perna na posição vertical, sentado ou em pé, dores surgiam repentinamente, aumentando para 7 na escala. Mais um pequeno sangramento na mesma região do joelho, possivelmente devido ao meu "não parar quieto no lugar". Também notei pontos arroxicados maiores na região posterior do joelho estendendo-se para a panturrilha (ainda dormente) em pequenos trombos, consequência do inchaço. Nada de exercícios, os medicamentos também fugiram um pouco dos horários, mas o gelo continuou certinho de 2 em 2 horas e sempre que podia, pernas pra cima. Ao dormir, volta a velha dorzinha de 3 a 4 na escala de dor (PUF!)



12º dia após a cirurgia


Hora de voltar da viagem. Estar ao lado dos amigos e mudar a rotina foi revigorante. Cuidar da parte psicológica, debilitada pela dependência e ramerrame de marasmo, realmente foi importante, na minha opinião. Mesmo não tendo sido tão responsável com os horários dos medicamentos e exercícios, me sinto bem melhor. Sem dores ou abaixo de 1 durante todo o dia (manhã, tarde e noite), mas, na hora de voltar, entrar e sair do carro... Ai (7)!


Nenhum comentário:

Postar um comentário