terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Diário: 16º ao 18º dia pós cirurgia


16º dia após a cirurgia

Os melhores amigos do joelho operado!
De volta a por gelo rigorosamente de 2 em 2 horas (30 minutos). A sensação de pressão no joelho é que dificulta a mobilidade, Porém já sinto que posso aos poucos ir ultrapassando esses limites voltando aos exercícios e alongamentos:
  • Alongamento (tentar alcanças o pé na posição sentada  e em pé com pernas estendidas)
  • Contração dos  músculos da coxa em extensão.
  • Isometria da coxa elevada (resistência ao sustentar a perna elevada)
  • Elevação da coxa ( 3 X de 15 repetições)
  • Flexão e extensão (posição sentada 3 X 15)
  • Tração (Deitado deslizando a perna em direção a coxa - com grau de amplitude respeitado)
  • Adução e abdução (3 X 15)
  • Panturrilha (flexão plantar em pé e sentado)
  • Manipulação: Massagem na região edemaciada e Movimentação e estimulo da rotula.

As dores localizadas diminuíram um pouco. Fiz uma visita ao trabalho para rever os colegas e alunos, foi revigorante!


17º dia após a cirurgia

"Trupico, mas não caio!"

Bastante avanço na mobilidade do joelho, me sinto novamente motivado com a recuperação. Já não sou tão dependente das duas muletas usando apenas uma e, em alguns momentos, larguei até as duas em casa, dando passos cambaleantes, mas seguros. Mais uma pequena sessão de exercícios para manter o estímulo (ÍDEM ao dia anterior). É notável a perda de força de ambos os membros, aliás, do corpo como um todo. Porém, mesmo sabendo que  tal condição é sistêmica (afeta o corpo como um todo), creio que já não tenho mais desculpas para não praticar exercícios que não envolvam o joelho afetado. Programei um treino nessas condições e marquei a fisioterapia (conforme prescrito pelo médico). Movimento é vida!



18º dia após a cirurgia

Puro inchaço! Não dá nem pra ver o joelho!

Dia tranquilo. Toquei o curativo do corte lateral, apesar de já estar melhor cicatrizado, resolvi não deixar exposto colocando o adesivo microporoso apenas por cima, sem mais o intuito de pressionar o fechamento corte como antes. Andando sem auxílio das muletas me sinto menos dependente, arrisquei-me assim por bem mais tempo hoje. Fiz alguns exercícios, dificuldade grande na flexão ainda, não passa dos 90° às vezes nem chegando a isso, evitei flexão e extensão pois senti incômodo nas laterais do joelho, dor leve, mas não quis abusar. Comecei também alguns exercícios que não envolvem o joelho, flexões de braço e exercícios com Thera Bands (tubos elásticos). A sensação de voltar a "treinar" é bastante motivadora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário