terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Diário: 6º ao 8º dia pós cirurgia

6º dia após a cirurgia

Volta das dores fortes, 7 a 8 na escala de dor, ao acordar. Região média do joelho mais inchada, pequenos pontos arroxicados na posterior, dores mais fortes na musculatura posterior. A noite, coincidentemente no mesmo horário (19h), quadro febril novamente, porém um pouco mais forte que do dia anterior, desta vez aferi, por volta dos 38,5°C. Fazendo com que voltasse a tomar o Nostalgia, mesmo por conta própria. Tomada a medicação a febre se foi e a dor diminuiu consideravelmente, passando, de acordo com a escala de dor, de 7 para 3 ou 2. Porém, um incômodo inexplicável no joelho, sem achar posição confortável, tirou minha noite de sono.



7º dia após a cirurgia

Dores insuportáveis novamente ao acordar, desta vez na posterior da coxa, daria 9 na escala. Após a medicação as dores diminuíram, 3 na escala. Resolvi aumentar o repouso, ficando o maior tempo possível com a perna elevada e bastante gelo. O inchaço continuou o que me deu a impressão de estar com alguma infecção, tendo em vista também os episódios de febre. Nesse momento de repouso as dores sumiram, chegando a 1 ou mesmo 0 na escala, aumentando em torno de 4 a 6 quando a perna ficava na posição vertical (ao levantar para ir ao banheiro, por exemplo). Pontos cicatrizdados normalmente, mas sentia na região do edema um latejar que perdurou até a noite. Quadro febril também no mesmo horário, 37,5ºC, que também diminuiu após medicação. Marcada a revisão com o médico para tirar dúvida e retirar os pontos.

Apesar da média no dia ter sido a mais baixa até então, ressalto para as dores chegando a 9 pela manhã, apesar da melhora ao longo do dia, não o considerei dos melhores em relação a dor, também pelo quadro febril percebe-se que, no geral, a evolução não têm sido positiva.

8º dia após a cirurgia


Dores, novamente, chegando a 9 na escala de dor, ao acordar. A posição vertical incomoda bastante, estado febril no fim da manhã em torno de 37°C, amenizado pelo medicamento. Chegando ao médico, foram retirados os pontos (colocado adesivos para melhorar cicatrização durante 7 dias), tive problemas na cicatrização de um dos cortes laterais (parecia um pouco aberto, como se o pontos dados não tivessem sido suficientes para fechá-lo), que sangrou um pouco, mas de acordo com as enfermeiras era comum acontecer e não era necessário grande preocupação. Fui orientado a continuar com o Novalgina, de acordo com o médico inchaço e a febre são esperados. Diminui o intervalo do gelo, que antes era 20min. de quatro em quatro horas, passando agora para 30min. de duas em duas horas. Já houve uma diminuição do edema e discreta evolução na flexão e extensão da perna operada. O procedimento do gelo me deixou quase o dia inteiro deitado ou sentado em algum lugar, vou precisar fazer um bom estoque de filmes e livros, o tédio bate forte! Dores na parte da tarde em torno de em 3 a 4. A noite dores chegando a 0, apenas leve incômodo ao levantar (posição vertical). Sono dos mais tranquilos desde a cirurgia.


Mesmo com a média mais alta que do dia anterior, e e mesma dor ao acordar (9), considero este o melhor dia em relação a dor até então. Ao menos não variou como no dia anterior, sendo, portanto mais intensa pela manhã e ao longo do dia amenizando o que traz um certo conforto (sensação de melhora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário